Canais NBR e TV Brasil passam a ter a mesma programação

A partir desta quarta-feira, dia 10 de abril, o antigo canal NBR deixa de existir. Em seu lugar será transmitida a nova programação da TV Brasil.

A informação foi divulgada no início da noite desta terça, nas principais redes sociais da NBR, que passa a se chamar TV Brasil Gov (nas redes sociais) e a divulgar as ações da presidência da república.

A NBR era uma emissora estatal de televisão do Governo Federal, vinculada à Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República. Foi criada em 1998, e tinha como missão constitucional informar e dar transparência às ações do Poder Executivo Federal.

Em nota, a TV Brasil informou que a nova programação “surge com a integração de equipes, recursos, meios e instalações da EBC, agregando conteúdos produzidos pelo núcleo NBR. Responsável pela cobertura de atos e matérias do Governo Federal, a NBR fará novas produções, mantendo a prestação de serviço de distribuição de conteúdo do governo para veículos de comunicação de todo o país, como coberturas das agendas presidenciais e entrevistas coletivas dos ministros”.

Vale ressaltar que a mudança ocasionará na redundância de canais de carregamento obrigatório por operadoras de TV por assinatura. O art. 32 da Lei nº. 12.485/11, nos incisos V e VI estabelecem, respectivamente, a obrigatoriedade de transmissão de um canal “um canal reservado para a prestação de serviços de radiodifusão pública pelo Poder Executivo, a ser utilizado como instrumento de universalização dos direitos à informação, à comunicação, à educação e à cultura, bem como dos outros direitos humanos e sociais” (TV Brasil) e “um canal reservado para a emissora oficial do Poder Executivo” (NBR).

 

Fonte: Vcfaz.tv