BBC Earth estreia série inédita “Brasil:DNA Africa”


BBC Earth estreia série inédita “Brasil:DNA Africa” (Divulgação)

A partir desta sexta-feira, dia 11 de novembro, às 20h10, o canal de televisão por assinatura BBC Earth leva os telespectadores para uma emocionante viagem pela origem do povo brasileiro. No ar em cinco episódios, todas às sextas-feiras, às 20h10, a série inédita Brasil: DNA África é uma produção da Cine Group, de 2016, que desvenda a origem genética de 150 afrodescendentes brasileiros. Os personagens foram escolhidos nos estados que mais receberam escravos: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro.

No primeiro programa, o arquiteto e militante do movimento negro Zulu Araújo, da Bahia, viaja para a República dos Camarões, com o objetivo de conhecer o povo de origem de seus antepassados, a tribo Tikar. O segundo episódio mostra a viagem até a Nigéria da consultora de moda Juliana Luna, do Rio de Janeiro, que descende do povo Iorubá.

O jornalista e poeta maranhense Raimundo Garrone, que descende do povo Balanta, viaja para Guiné-Bissau no terceiro episódio. O músico Sérgio Pererê, de Minas Gerais, conhece Angola após descobrir que os seus ancestrais são do povo Mbundu no quarto programa. No último episódio, o mestre de maracatu Levi da Silva Lima, de Pernambuco, descobre que descende dos Makua e visita Moçambique.

A pesquisa também apresentou os dados sobre a origem dos artistas Zezé Motta, Antonio Pitanga, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Ana de Holanda, Selminha Sorriso e José Carlos Capinam, da política Benedita da Silva e dos jornalistas Ancelmo Góis, Flávia Oliveira e Luciana Barreto.